sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Faz tempo que a Microsoft vem tentando se livrar do Painel de Controle do Windows, sem ter êxito nessa missão. Mas essa história pode ter um desfecho em breve: uma nova página de suporte do sistema operacional afirma que “o Painel de Controle está em processo de descontinuação”.

No lugar do Painel de Controle entrará a área Configurações. Ela já existe, tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. No entanto, o recurso Configurações ainda não conseguiu ser tão abrangente quanto o Painel de Controle no acesso às diversas opções de ajustes do sistema operacional.

Para evitar problemas, a Microsoft vem fazendo as duas ferramentas coexistirem. Isso tem um efeito inusitado: enquanto o aplicativo Configurações tem uma interface que condiz com o padrão visual do Windows 10 ou do Windows 11, o Painel Controle é praticamente o mesmo desde o Windows 7.

É como entrar em uma casa que foi reformada, mas descobrir que um dos cômodos ficou inalterado e, portanto, contrasta com os demais ambientes.

O Painel de Controle é um dos recursos mais antigos do sistema operacional da Microsoft. Ele foi introduzido no Windows 1.0 e se destaca por ter uma interface baseada em uma lista simplificada de recursos.

A solução óbvia consiste em migrar esses recursos para o app Configurações. Óbvia, mas complexa. Aparentemente, tem sido um desafio para a Microsoft criar categorias em quantidade suficiente e, na sequência, inserir as várias opções de ajustes do sistema operacional dentro delas, de modo coerente.

Painel de Controle em descontinuação

Embora não seja a primeira vez que a Microsoft indica que o Painel de Controle será descontinuado, parece que “agora vai”, como sinaliza o Neowin. A nova página de suporte da Microsoft diz o seguinte sobre o recurso:

  • O Painel de Controle está em processo de descontinuação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.
  • Dica: embora o Painel de Controle ainda exista por razões de compatibilidade e para fornecer acesso a algumas configurações ainda não migradas, você é incentivado a usar o aplicativo Configurações, sempre que possível.
Só não há uma data exata para isso acontecer. E não existe sinal de remoção do Painel de Controle no Windows 11 24H2, a próxima grande atualização do sistema operacional. Imagino, então, que isso poderá ocorrer no pacote de atualizações seguinte, o 25H1, supostamente a ser liberado em 2025.

Quanto ao Windows 10, o sistema terá seu suporte encerrado em outubro de 2025. É provável que o Painel de Controle seja descontinuado junto com essa versão, consequentemente.

O Painel de Controle não está sozinho nessa “aposentadoria”. O Paint 3D é outro recurso a ser encerrado em breve pela Microsoft.

0 Comentários:

Postar um comentário

Notícias Tech

Arquivos do Blogger

UOL Tecnologia

Previsão do Tempo

Postagem Popular