sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Faz tempo que a Microsoft vem tentando se livrar do Painel de Controle do Windows, sem ter êxito nessa missão. Mas essa história pode ter um desfecho em breve: uma nova página de suporte do sistema operacional afirma que “o Painel de Controle está em processo de descontinuação”.

No lugar do Painel de Controle entrará a área Configurações. Ela já existe, tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. No entanto, o recurso Configurações ainda não conseguiu ser tão abrangente quanto o Painel de Controle no acesso às diversas opções de ajustes do sistema operacional.

Para evitar problemas, a Microsoft vem fazendo as duas ferramentas coexistirem. Isso tem um efeito inusitado: enquanto o aplicativo Configurações tem uma interface que condiz com o padrão visual do Windows 10 ou do Windows 11, o Painel Controle é praticamente o mesmo desde o Windows 7.

É como entrar em uma casa que foi reformada, mas descobrir que um dos cômodos ficou inalterado e, portanto, contrasta com os demais ambientes.

O Painel de Controle é um dos recursos mais antigos do sistema operacional da Microsoft. Ele foi introduzido no Windows 1.0 e se destaca por ter uma interface baseada em uma lista simplificada de recursos.

A solução óbvia consiste em migrar esses recursos para o app Configurações. Óbvia, mas complexa. Aparentemente, tem sido um desafio para a Microsoft criar categorias em quantidade suficiente e, na sequência, inserir as várias opções de ajustes do sistema operacional dentro delas, de modo coerente.

Painel de Controle em descontinuação

Embora não seja a primeira vez que a Microsoft indica que o Painel de Controle será descontinuado, parece que “agora vai”, como sinaliza o Neowin. A nova página de suporte da Microsoft diz o seguinte sobre o recurso:

  • O Painel de Controle está em processo de descontinuação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.
  • Dica: embora o Painel de Controle ainda exista por razões de compatibilidade e para fornecer acesso a algumas configurações ainda não migradas, você é incentivado a usar o aplicativo Configurações, sempre que possível.
Só não há uma data exata para isso acontecer. E não existe sinal de remoção do Painel de Controle no Windows 11 24H2, a próxima grande atualização do sistema operacional. Imagino, então, que isso poderá ocorrer no pacote de atualizações seguinte, o 25H1, supostamente a ser liberado em 2025.

Quanto ao Windows 10, o sistema terá seu suporte encerrado em outubro de 2025. É provável que o Painel de Controle seja descontinuado junto com essa versão, consequentemente.

O Painel de Controle não está sozinho nessa “aposentadoria”. O Paint 3D é outro recurso a ser encerrado em breve pela Microsoft.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Existem poucos softwares tão populares como o Excel que são usados ​​no ambiente de negócios há décadas, e nem mesmo a chegada da inteligência artificial e do big data vai mudar isso. Além do mais, a IA já chegou à famosa planilha da Microsoft para fortalecê-la e aumentá-la ainda mais. 

Quase 40 anos após o seu lançamento, continua a ser a principal ferramenta para dar sentido aos dados. Mas para isso não basta utilizá-lo: conhecer as melhores fórmulas do Excel é fundamental.

A prestigiada Universidade de Harvard oferece muitos cursos online gratuitos em disciplinas técnicas (e de todos os tipos), mas também compilou aquelas fórmulas Excel que considera tão essenciais que todos deveriam conhecê-las. Afinal, segundo a Harvard Business Review, quem trabalha em escritório passa aproximadamente 10% do tempo no Microsoft Excel ou em algum outro serviço de planilhas.

As fórmulas essenciais do Excel de acordo com Harvard:

Ctrl + Z e Ctrl + Y: Você só precisa de um minuto para se livrar de muitos erros e aborrecimentos com essas duas combinações de teclas que permitirão desfazer e refazer sua última ação, respectivamente. 

Insira várias linhas: Dois minutos são suficientes para internalizar a combinação Ctrl + Shift + '+', você poderá adicionar várias linhas ao mesmo tempo mais rapidamente do que usar o menu do botão direito do mouse. 

Adição rápida com Alt + '+': Uma das primeiras funções que deve ser aprendida é esta que leva alguns minutos para memorizar e permite adicionar uma linha ou coluna de uma vez sem ter que se preocupar em selecionar nada, simplesmente posicionando-se na última caixa. 

Navegação rápida com tecla Control + teclas de seta: Familiarize-se com este recurso que permite percorrer os conjuntos de dados. Com Ctrl + Shift + setas você também pode selecionar essas áreas. 

Colar especial: Copiar e colar é um básico essencial, mas se fizermos como está, podemos transferir um formato que não queremos ou com uma fórmula em vez do valor... porque é para isso que serve esta variante. Após copiar, use Ctrl + Alt + V em vez do menu Editar para fazer isso. Se você está interessado apenas em valores, use Alt + E + S + V. 

A tecla F4: Esta chave serve duas tarefas importantes: criar referências absolutas alternando entre diferentes opções e também serve para repetir a última ação aplicada. Por exemplo, se você colocou um tipo de borda em uma célula, com F4 você pode aplicá-la a outras. 

Elimine duplicatas: Este atalho é simples, rápido e você o usará mais do que imagina. Sua finalidade é o que promete: eliminar duplicatas em qualquer intervalo de dados. Você pode encontrá-los no menu ‘Ferramentas’ > ‘Dados’, mas se quiser simplesmente destacá-los, pressione Alt + H + L. 

Congelar painéis: Esta função é útil ao lidar com grandes volumes de dados. Imagine que você está percorrendo uma tabela grande e esquece o que é cada coluna. Nesse cenário, será bom congelar a linha superior. Você pode fazer isso usando Alt + W + F em vez de ir ao menu Exibir. 

Enchimento rápido: Esta função preenche caixas automaticamente ao detectar um padrão. Claro que para isso é imprescindível que esta opção esteja ativada em ‘Opções de Arquivo’ > ‘Avançado’. Assim que o Excel detectar conteúdo comum, ele irá preenchê-lo para você e você só precisará tocar na tecla Enter para aceitar. 

Índice e correspondência: Este é o processo que requer mais tempo para aprender. Além de utilizar o VLOOKUP, que pesquisa o valor de uma coluna e retorna o valor correspondente de outra, esse combo é o mais poderoso para pesquisar grupos de dados e pode ser usado tanto separadamente quanto em conjunto. Como VLOOKUP tem limitações (ele pesquisa apenas da esquerda para a direita), mas INDEX e MATCH permitem localizar dados em qualquer lugar da tabela.

Essa utilização é bem mais complicada de explicar e de se acostumar a usar. Por isso, recomendamos o tutorial do site Excel Tuga que mostra melhor e de forma didática como usar Index e Match nas planilhas.

Notícias Tech

Arquivos do Blogger

UOL Tecnologia

Previsão do Tempo

Postagem Popular